domingo, 13 de março de 2016

Como criar compilações com o U$ML - Ultimate Sony Multiloader



   No PS2 existem muitas formas de se criar uma compilação (mais de dois jogos em um), como o Msystem maker, o Multiloader e o "oficial" que é o Ultimate $ony MultiLoader, cujas funções serão descritas nesse tutorial.

Descrição:

O Ultimate $ony Multiloader originalmente era de uma demo de jogos de PS2, a partir disso, um grupo germânico conseguiu extrair esses arquivos do Multiloader. A partir daí foi criado um programa chamado CONFIGTOOL.EXE, que configura um arquivo chamado CONFIG.DD2, editando assim o MultiLoader. Bom, o tutorial é simples, é que eu gosto de explicar ao máximo, aumentando seu comprimento. Nesse tutorial será descrito como criar DVDs com mais de um jogo.

OBS.: Se não quiser o tutorial muito complicado, pule para o passo 3.

Downloads:

 Ultimate Sony Multiloader: Clique aqui
 UltraISO: Clique aqui
 Blog do UsagiRu, onde todas as compilações usam esse MultiLoader: Clique aqui

Explicação dos arquivos:

   Na pasta "Original_PS2_Demo_CD" há um pasta chamada "SCEE_DD", e dentro dela tem uns arquivos importantes, são eles:
  CONFIG.DD2: Esse é o arquivo responsável pela configuração do pack, sobre os arquivos, sobre o menu, jogos, etc.
 FRAMES.IPU: Esse é o arquivo responsável pelo vídeo de fundo do menu, você pode criar ele, talvez falarei dele em algum outro tutorial.
 GRAPHICS.DDP: Esse é o arquivo responsável pelas imagens do multilaoder, incluindo animações, imagens, e a imagem do segundo menu. Dizem que há como editar com o Tile Molester, mas nunca consegui.
   TESTMONO.VAG: É o arquivo do áudio do menu, uma vez eu vi um tutorial de como criar um arquivo ,vag, mas agora fica difícil de achar.


Screenshot para exemplo:

Vídeos para exemplo:





Tutorial:

    Bom, com certeza você já baixou o Ultimate Sony Multiloader, então para começar apague as duas pastas "OPM2_PAL_2003_til_2004-10(DVDs)" e "OPM2_PAL_2004-11_til_2006(DVDs)", simplesmente por que os ignoro, e não vamos usá-las. Se quiser ainda apague todo resto, deixando somente a pasta "Original_PS2_Demo_CD".

   1. Na pasta "Original_PS2_Demo_CD" tem uma outra pasta chamada "SCEE_DD", abra-a. Terá um programa chamado CONFTOOL.EXE, abra-o e realize os seguintes comandos:
a. "D" (sem aspas)
b. Enter
c. Enter:
E irá aparecer um arquivo chamado "configx.txt"

   2. Pronto, agora abra o configx.txt em algum editor de texto (recomendo o Notepad++) e agora vou explicar esse arquivo complicado.

   a. No começo do arquivos há um texto assim:


   Bom, isso não é nada mais que uma variável que será atribuída à seu jogo, por exemplo, no primeiro jogo o nome da variável é FIFA2001, o que significa que para configurá-lo no decorrer do arquivo terei de usar a tal variável, o que seria mais ou menos assim:


   b. Bom, no restante do arquivo (quero dizer, logo após o anterior mostrado) há uns nomes que são assim:



Bom, aí estão exemplos de configuração do próprio MultiLoader, tipo:

*x: GLOBAL

SPLASH1: Lembram daqueles vídeos de introdução nos jogos? Tipo da Eidos, da EA, entre outros? Pois é esse é o caminho do vídeo, pode, então, fazer um vídeo de introdução ao seu blog e criar uma propaganda de leve. Acredito que ainda é possível adicionar um SPLASH2.

SPLASH1_TYPE: Define o tipo do da introdução, no caso está indicando que é vídeo.

*_TIMEOUT: Acredito que todos com o nome "Timeout" seja o tempo ocioso de espera para que esse vídeo seja executado, tipo, aparece o vídeo, vai para o menu, fica ocioso por tempo pre-determinado e então o vídeo é novamente mostrado.


*0:GLOBAL

DISCLAIM: Um pequeno texto centralizado que aparece antes de aparecer o menu de seleção de jogos.

RELOADMSG: Um texto que aparece ao sair do que foi escolhido (Video ou Jogo)

RESET: Possivelmente algum texto que aparece ao fazer alguma ação, que eu nem sei qual é.

BACK/QUIT/PLAY: Textos alternativos à estas funções (Voltar/Sair/Começar)

GAME/EXTRA/VIDEO: Nomeia essas váriaveis, atribuindo um nome à elas, sendo GAME, jogos, EXTRA, VIDEO. Sua função é separar os tipos de jogos, por exemplo,

    c. Veja agora um pouco do restante do arquivo:




 Bom, já deu para perceber que os comandos dos *1, *2, *3 e *4 são os mesmo,não é? Só que em línguas diferentes. Então, perceba bem... em todos itens tem um título chamado "*x:ITEM" e outros de nome "*1:ITEM" ou "*3:ITEM", para saber que o *x representa a configuração geral do item, onde os outros são apenas textos para configuração do menu.

Então... acredito que já expliquei todos esse nomes (DISCLAIM, RELOADMSG, RESET, BACK, QUIT, PLAY, GAME, EXTRA, VIDEO.)

   d. Para melhor exemplificar o funcionamento dos jogos, veja abaixo uma pequena demonstração de formato de um dos jogo, no caso o FIFA2001:



   Como visto no início, foi atribuído uma variável de  nome "FIFA2001", que agora foi configurado, ou seja, foi atribuído valores à ela:

*x:FIFA2001:
FILE: Indica o caminho do executável do jogo, tipo "XXXX_###.##", onde os "X" são letras e os "#" são números. Tipo, se o executável for "SLUS_312.99" e estiver na raiz do disco, digite "cdrom0:\SLUS_312.99".
FILETYPE: Indica o tipo do arquivo pre-escrito no FILE, sendo o padrão para os jogos "EXECUTABLE"
FLASH: Não tenho a mínima ideia do que se trata, mas nesses casos, recomendo nem mexer nele.
TYPE: Representa o tipo do que será executado para a mostra no menu, pois nas demos há três meios para esse, "GAME", "VIDEO", "EXTRA", pois esses três são em menus diferentes. Por exemplo, você pode fazer um vídeo de introdução no seu canal, convertê-lo, e adicionar para dar play!

*0:FIFA2001
LONGTITLE: Indica o nome do jogo (podendo ser maior).
SHORTTITLE: Indica o nome do jogo, também (tem que ser menor).
PAD_TRIANGLE: Mostra o que acontece ao apertar Triângulo durante o jogo.
PAD_CIRCLE: Mostra o que acontece ao apertar bolinha (ou círculo) durante o jogo.
PAD_CROSS: Mostra o que acontece ao aperta "X" durante o jogo.
PAD_SQUARE: Mostra o que acontece ao apertar Quadrado durante o jogo.
PAD_START: Já deve saber, né?
PAD_LSTICK: Mostra o que acontece ao mover o analógico, seja para qualquer direção.
PAD_STARTSEL: Mostra o que acontece ao apertar os botões "SELECT" e "START" juntos durante o jogo.
RELOAD_MSG: Mostra um mensagem após alguma ação.


d. Pequena outra parte do arquivo, estamos quase no final.


   Essa é a parte dos vídeos, percebe-se que já nomes iguais aos dos jogos, mas somente muda, um pouco, nas configurações gerais...

*x:ISSPRO

ATTRACT_TIMEOUT: Define um tempo limite de ociosidade para alguma coisa, que não sei.
FILE: Como os outros, esse define o caminho do arquivo a ser executado, acredito que só aceite vídeos em formato PSS. Talvez farei um tuto explicando como criar tais vídeos. Ou veja um no YouTube.
FILETYPE: Indica o tipo de arquivo, no caso dos vídeo é VIDEO.
TYPE: Indica em que menu ele será colocado, no exemplo, será colocado no menu de vídeos.

e. Pronto, estamos quase finalizando, basta agora pequenos detalhes que não fazem (muita) diferença na compilação em si.




Bom esta é a configuração do menu de introdução, que será apresentado no menu VIDEO, e antes da compilação, não é necessário explicar as funções, todas já foram apresentadas.

f. Pronto, última explicação:




Bom, todos já foram explicados... menos o TYPE, que nesse caso é EXTRA, pois irão aparecer no menu de extras.

3. EDITANDO E RECOMPILANDO O CONFIGX.DD2 PARA A COMPILAÇÃO.

a. Primeiramente, sabemos que no começo do arquivo tem as chamadas variáveis, onde o número de jogos que usar tem de ser o mesmo que as variáveis. Podendo apagar tudo, deixando somente os Globals, variáveis e jogos. Veja uma exemplo de configuração completa, e simples.




   Com esse pequeno exemplo já pode-se criar uma compilação, lembre-se de deixar o #EOF no final, e em caso de dúvida, deixei intacto o espaço que por padrão é imposto. Pronto. Com base num exemplo crie seu arquivo de configuração.
   Onde, e acordo com que explicamos, se querer adicionar mais jogo, somente vá em "*x:MENU" e *x:ATTRACT" e adicione mais jogos (OPT=Jogo). Lembrando que não pode haver espaços!!!
   Uma vez com o arquivo configx.txt em mãos, vamos recompilar o CONFIG.DD2. Apague o CONFIG.DD2 já existente, abra o CONFTOOL.EXE e digite "e", sem aspas, e dê enter. Depois digite "configx.txt", dê enter duas vezes. Pronto, seu arquivo de configuração do USML está completamente pronto.



4. RECRIANDO A ISO.

    Copie todos os arquivos do jogo que queres colocar na compilação na mesma pasta do U$ML:


   Agora, abra o UltraISO, vá em Arquivos>>Nova>>Imagem de DVD PS2. Vá até a pasta do USML, abra o SYSTEM.CNF, e salve a ISO:


   Pronto, sua ISO está pronta!!

2 comentários:

  1. Bom dia amigo, poderia upar o arquivo do Ultimate $ony Multiloader para download em outro servidor? tipo o (M E G A)? Pois no forum do PSX SCENE não estou conseguindo baixar o aplicativo, eu me cadastro tudo certo no forum mas não dá pra baixar, fica dando erro constantemente, se upar em outro servidor ficarei muito grato, desde já agradeço, este fórum está show de bola, obrigado, abraço.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Dê dicas, sugestão, críticas, e dúvidas, qualquer coisa mande uma e-mail para:
mastertutobrasil@gmail.com